26 abril 2009

Primeiro bolo no microondas

Resolvi aventurar-me a fazer um bolo no micro ondas para o lanche desta tarde. Não é que até não saiu mal de todo? Confesso que sou adepto das receitas mais tradicionais, mas hoje estava com pouco tempo, de maneira que fiz a experiência. A receita escolhida foi a de um bolo de chocolate que recolhei numa das minhas pesquisas pela Internet. A única coisa que tenho a apontar é o intenso sabor a chocolate que não é muito do meu agrado. Aqui fica a receita:

Preparação de Bolo de Chocolate no Micro ondas:

Ingredientes:
125 g de chocolate de culinária
125 g de farinha com fermento
125 g de açúcar
3 ovos inteiros
80 g de margarina
3 colheres de leite
Dissolver o chocolate com as três colheres de leite, juntar a margarina. Numa tigela bater os ovos com o açúcar, até fazer uma espuma branca, adicionar o resto dos ingredientes.

Num pirex barrar com margarina e farinha, despejar tudo e levar ao micro ondas durante 6 ou 8 minutos, dependendo se o forno é de 650W ou mais.

Aos 6 minutos vão picando com um palito para ver se já sai seco, se assim for tirem do forno. Fica muito bom se fizerem com ele uma sanduiche de chantilly, com pêssego em calda e morangos. Também podem misturar na massa amêndoas raladas, passas, nozes, etc.

Recolhida em 26 de Abril de 2009, de:http://www.saborosas.com/doces/bolos/receita-bolo+de+chocolate+no+microondas-1738-5-29.html
Mais um fim de semana que está pronto para terminar e ao som dos miados do Sr. Ruca Campeão tenho a informar que se assinalou ontem a sua primeira semana cá por casa. Pelo que consigo perceber, o nosso gatinho está bem de saúde e contente por aqui se encontrar. Digamos que já nos adoptou.
Achei que seria importante colocar aqui um pequeno friso (uma ...como direi? Frivolidade!) para manter sempre presente a idade deste novo inquilino.
PitaPata

20 abril 2009

Uma questão de rede.

Ao mesmo tempo que escrevo este post, estou online com o meu irmão através do msn, através do qual vou ficando a par das suas mais recentes aventuras lá por Angola. Tivesse ele emigrado há 2 dezenas de anos atrás e eu só seria conhecedor das suas aventuras TT daqui a alguns meses, quando por cá passasse de férias. Realmente vivemos num tempo fantástico! Do longe fazemos perto de uma forma quase instantânea e sem grandes sobressaltos. Como serão daqui a 10 anos as comunicações? É tudo uma questão de rede.

19 abril 2009

A colheita

Hoje foi também dia de colheita na horta, a primeira da Primavera. Enfim, talvez a palavra colheita seja mal empregue neste caso, será mais uma "colheitazinha". Mas de qualquer modo foram alguns morangos, allgumas folhas de couve, uma alface e espinafres. E tudo porque com estas últimas chuvadas, tudo cresceu mais depressa. Realmente a água da chuva faz maravilhas. Aqui fica uma fotografia para marcar o momento.

O novo inquilino

Pois é, finalmente chegou a nossa casa um novo habitante. Depois de alguns tentativas, ei-lo finalmente cá por estas bandas. Apresento-vos o Sr. Ruca Campeão, um gatito de 2 meses (segundo o que me disseram) que adoptámos neste sábado. Está a ser uma alegria...todas as sardaniscas se renderam ao seu encanto e às suas brincadeiras, todas as arranhadelas e mordidas são perdoadas e é uma "luta" para ir para a garagem ver quem o descobre primeiro. Acho que a adaptação está a correr bem. Ainda agora antes de vir para o computador fui fechar a janela e ele estava a ronronar. Foi a primeira vez que ouvi um gato a fazê-lo.

16 abril 2009

Tempo perdido

Perdi duas horas do meu tempo em inutilidades, frivolidades como muitos diriam, a jogar computador e a ver televisão. Duas horas que poderiam ter sido empregues a cumprir com as diversas tarefas do dia a dia cá de casa que estão pendentes. Seriam duas horas que iria ter, daqui a pouco, para estar com as miúdas, partilhando com elas mais uns quantos momentos importantes.
Não vou agora ficar a lamentar-me durante outras duas horas. Tal somente serviria para desperdiçar mais tempo. Perderia não duas mas quatro horas. Sinto-me como uma personagem do livro do "Principezinho".

14 abril 2009

A Sopa - parte II

Normalmente a parte II de algo são os desenvolvimentos finais...neste caso seria o arrumar a cozinha e preparar a máquina para lavar a loiça. Mas não, a parte II desta minha sopa é o desfecho do jantar propriamente dito.
Em relação à sopa esta até que ficou boa, não devendo nada à que comi em casa da Rita há algum tempo atrás e que me serviu de inspiração. O engraçado foi a atitude das minhas duas sardaniscas face à dita. Uma resolveu brincar com os pedaços de carne e de modo que vai de enfiar as mãos no prato da sopa, a outra por sua vez, após ter comido o caldo, respondeu-me de uma forma serena e pacífica; "Sabes pai, é que eu não gosto muito da carne na sopa". Ponto final, está o caso arrumado!
Formidável!

A sopa - parte I

Neste belo dia de sol, sei que para Maputo estiveram previstos 26 Graus com muito sol, pena que por cá tenha estado o dia todo a chover! Bom, mas como estava a dizer; resolvi aventurar-me a fazer para o jantar uma sopa de feijão com carne. Uma panela com água, cenouras, cebola, alguns alhos para fortalecer, bróculos, uma chouriça de cozer brigantina e uma leitão de feijão, nesta caso feijão frade, já cozido. Na panela de pressão ao lado, cozo 1/2 Kg de aba durante bastante tempo até ficar quase a desfazer-se. E pronto é só esperar que todo coza, varinha mágica a funcionar e voilá, uma suculenta sopa de lavrador, as minhas favoritas. Pelo menos assim espero.

10 abril 2009

A Felicidade exige valentia

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
Fernando Pessoa

Hoje...

...foi o funeral do Telmo. Ao fim de 11 anos numa cama de hospital, incapacitado por uma doença para a qual até hoje ninguém encontra uma explicação, o meu Telmo morreu. Foi um ciclo que se fechou. Que posso dizer mais; que tenho saudades dele...que tenho saudades do Cardoso...que tenho pena de não ter estado mais presente ao longo destes 11 anos...que tenho pena da Tina nos ter afastado...que a vida não deveria ser assim...que o Telmo não merecia esta vida...
Adeus amigo, agora finalmente estás em paz.

09 abril 2009

Mais um momento

Dando seguimento aos aniversários, temos mais um a celebrar. Foi no dia 7 que comemorámos o oitavo ano de casamento. Fantástico. A garrafa de champagne já está a repousar, a aguardar a vez para o próximo aniversário. Sim, porque por mim ficava para abrir daqui a 8 anos, porém a minha sardanisca maior, entendida na matéria, esclareceu-me imediatamente que guardar este vinho durante tempo só serviria para fazer dele vinagre. Como não quero que as coisas azedem...fica para abrir já no próximo aniversário.

Mais um aniversário

Mais um ano se passou. Pois é, na semana passada a sardanisca do meio completou os seus 7 anos. A vida não pára mesmo...ela só passa. É incrível como já passou tanto tempo...é incrível o número de aquisições que ela já realizou...é incrível como o tempo voa...é incrível como tudo passa tão depressa. Temos mesmo de encontrar formas de congelar os momentos, ou pelos menos, forma de os poder saborear completamente.